3 passos para o seu novo planejamento de vida

Como pensar no futuro em tempos de covid-19? Se você tem esta dúvida, saiba que não está sozinho. Mas a resposta é muito mais simples do que você espera: é preciso se planejar com antecedência.

Em momentos de crise como este em que estamos vivendo, há questões fundamentais que precisam ser seguidas – ou adequadas – para que os seus planos não sejam comprometidos.

Por isso, tão importante quanto ter um propósito, é ter um planejamento de vida! E é exatamente neste ponto que o Ser Previdente pode te ajudar, garantindo segurança pensados para momentos como este.

Ao mapear os próximos passos, você consegue estar preparado e se adaptar rapidamente para enfrentar períodos de mudanças inesperadas.

Nessa perspectiva, confira 3 passos de como montar um novo planejamento de vida de sucesso. Dica: o último passo é fundamental para este novo momento.

1. Seja específico
Ao colocar as ideias no papel, tente ser o mais objetivo possível. Assim, não defina seus planos de forma genérica, sem especificidade e sempre leve em conta que mudanças imprevisíveis podem acontecer, como os de agora, por exemplo.

Portanto, se sua ideia é realizar uma viagem após o término da pandemia – sim, logo você poderá viajar -, tenha em mente o lugar de destino e leve em conta variáveis importantes, como quando será realizada, o custo estimado e quanto é preciso economizar para ter essa quantia.

Coloque como título da meta algo como “Viagem para a Disney com a família em janeiro de 2022” e elenque todos os pontos importantes a serem levados em conta.

Além disso, ao montar planos levando em conta que desvios que podem acontecer, você estará preparado caso alguma surpresa aconteça. Por isso é importante contar com um plano que pensa no seu futuro caso situações delicadas ocorram.

Exemplificando: muitas pessoas tiveram suas viagens canceladas nos últimos meses. Então, antes mesmo de viajar, planeje-se para caso algum imprevisto possa acontecer, evitando sustos e perdas.

2. Defina o tempo
Assim como ser específico é necessário, o tempo é fator básico para ter atenção. Isso porque um plano de vida pode abordar objetivos com diferentes prazos para se concretizarem. Nesse contexto, separe suas metas em categorias de curto, médio e longo prazo. Afinal, as etapas não serão as mesmas para quem quer comprar um notebook novo e para quem pretende se mudar.

Ainda, é interessante usar essas divisões dentro do mesmo propósito. Por exemplo:

Meta: Ser promovido à gerente do setor em 2 anos
– Curto prazo: Aprender novas habilidades necessárias com meus chefes e deixar clara minha vontade em ser promovido.
– Médio prazo: Fechar contrato com os cliente “x” e “y”.
– Longo prazo: Ser bem visto e ter uma boa reputação na empresa.

Dessa maneira, é possível estruturar com clareza e ser sucinto na hora de dar os passos necessários. Além disso, estar precavido ajuda a manter a cabeça centrada para conquistar os objetivos mais facilmente.

Assim, ao traçar um plano, independente do tempo que ele leve para ser concretizado, sempre pense nas consequências e possíveis desvios. Assim, você tem segurança caso algo inesperado aconteça.

3. Esteja preparado
Estamos aprendendo atualmente como este ponto é fundamental. Isso quer dizer que, não importa seu propósito final, coisas que você não espera acontecerão no meio do caminho.

Nessa perspectiva, a melhor atitude é se precaver. Contar com alternativas que te auxiliem nessa jornada é imprescindível. Principalmente, para aquelas questões que fogem completamente dos seu controle. Quer exemplo maior que este período que estamos vivendo?

Por isso, ter um plano funerário, por exemplo, é uma forma de não ter seu planejamento desestruturado caso aconteça esta situação, que envolve questões muito sensíveis.

O Ser Previdente conta com planos excelentes para o seu planejamento, e pensados para momentos como este. Como? Neste período de pandemia, ele não possui carência em casos de uma pessoa do plano ser vítima da Covid-19. Dessa maneira, você protege você e sua família das imprevisibilidades da vida.

Depois de ler essas dicas, com certeza ficou muito mais fácil elaborar seu projeto de forma organizada e simples. Com calma e alterando os objetivos de acordo com a jornada, o sucesso das suas metas é questão de tempo. Então, que tal colocar todos esses pontos em ação hoje mesmo?

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o blog da Ser Previdente para mais materiais como esse.