5 DICAS PARA CONCILIAR O HOME OFFICE E AS CRIANÇAS

O Coronavírus obrigou as empresas a pararem de trabalhar repentinamente, sem nenhum planejamento antecipado. Assim, as pessoas tiveram que fazer da sua casa o próprio escritório, aderindo ao home office como única opção de trabalho. No entanto, as escolas e creches também pausaram suas atividades, e os pais se viram obrigados a ficar com os filhos 24 horas por dia.

Esse fato tem o lado positivo, em que está sendo possível passar mais tempo em família, algo difícil para muita gente no dia a dia corrido. Porém, alinhar os serviços com os cuidados com as crianças é um verdadeiro desafio para os pais, de forma que muitas vezes o ambiente se torna mais estressante do que a rotina na empresa. Pensando nisso, elencamos 5 dicas para unir seu trabalho com a atenção que os pequenos necessitam.

Dê atividades aos seus filhos

A criançada tem muita energia no corpo para gastar. Nessa perspectiva, eles precisam de entretenimento além das telas para se sentirem bem. Assim, para não ser interrompido, crie uma rotina de atividades para os pequenos prenderem a atenção durante o seu horário de serviço. Você pode criar um cronograma com exercícios diários para toda a semana. Pinturas, desenhos, hora da leitura, filmes, enfim, quanto mais criatividade, melhor. Mas cuidado, não coloque todos os afazeres de uma só vez. Utilizar uma ou duas atividades por dia ajuda os pequenos não enjoarem rápido e não limita o seu repertório para o restante dos dias.

Prepare as refeições com antecedência

A hora de comer se tornou um dos melhores momentos da quarentena. Porém, a demora para fazer o almoço pode ser grande, dependendo o cardápio. Assim, tirar um tempo que você tem livre para fazer suas receitas e congelar para a semana é uma ótima opção. Dessa forma, quando bater a fome na meninada, você não precisará de muito tempo, nem planejamento para saciá-las. Até porque a gente sabe que criança faminta é sinônimo de manha e birra.

 Use a manhã a seu favor
Assim como as crianças gostam de brincar, elas também adoram ficar um tempo a mais na cama pela manhã. Por isso, aposte em uma rotina que comece cedo durante a quarentena. Aproveitar o sono dos filhos é uma ótima forma de encontrar a casa tranquila e silenciosa. Nesse contexto, dar preferência às tarefas nesses horários pode ser favorável na sua produtividade.

 

Crie um espaço só seu

A melhor forma de manter o foco com mais qualidade, é ter um local propício para seu trabalho. Logo, caso você tenha um cômodo sobrando, faça dele seu escritório. Se não tiver, adapte um lugar para usar sempre que for trabalhar. Isso ajuda sua mente a identificar que é hora de pensar nas atividades voltadas à empresa. Não precisa ser luxuoso, um ambiente quieto e organizado já é o suficiente. Além disso, ao fazer uso sempre do mesmo local, fica mais fácil das crianças entenderem que não podem interromper quando você estiver lá.

Seja sincero

Em qualquer relacionamento, sinceridade é um dos pilares mais importantes para uma parceria de sucesso. Então, avise sua equipe que seus filhos também estão em casa, deixando-os cientes caso ocorra interrupções dos pequenos em vídeo chamadas e ligações. Assim, não haverão surpresas durante suas comunicações e mostrará que você está preocupada com o andamento dos serviços com qualidade, mesmo no conforto do seu lar.

A mesma prática vale para o outro lado. Dessa maneira, explique de forma didática aos pequenos que de tal hora até tal hora você não pode ser incomodado. Isso porque para elas, pelo fato de vocês estarem em casa juntos, pode ser identificado como um dia de folga ou de férias.

Seguindo essas dicas, ficará mais fácil conciliar as demandas e os cuidados com a família. Com uma agenda organizada e transparente, esse período de instabilidade servirá para unir ainda mais você e seus filhos, fazendo da quarentena uma época produtiva e feliz dentro de casa.

E aí, gostou da leitura? Então continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para mais conteúdos como esse.