5 hábitos que te deixam mais ansioso

A ansiedade infelizmente faz parte da vida de muitas pessoas. E há situações e hábitos que se tornam gatilhos desencadear uma crise de ansiedade, o que traz sintomas como medo, preocupação excessiva e estresse. O que pode se transformar em um problema que prejudica a nossa saúde mental, afetando a qualidade de vida e o bem-estar.

Por isso, confira 5 hábitos que aumentam a ansiedade no dia a dia e como driblá-los:

1- Falta de rotina

Quando não planejamos as nossas tarefas ficamos perdidos com as coisas que temos que fazer, a falta de organização acaba trazendo desânimo, o que contribui para a procrastinação e o aumento da ansiedade.

Por isso, é muito importante planejar o seu dia. Fala uma lista com suas tarefas, defina aquilo que é a sua prioridade e ao finalizar cada tarefa, risque-a, ou coloque OK ao lado. Assim, você começa a sentir uma sensação de bem-estar, prazer e fica mais motivado.

2- Má alimentação

A alimentação é muito importante para a nossa saúde mental, por isso é fundamental para a ansiedade também. Uma má alimentação pode trazer não só problemas físicos, mas emocionais também.

Tente manter horários certos para se alimentar, sem pular refeições, e adicione alimentos saudáveis no seu dia a dia.

3- Dormir mal

Uma noite mal dormida nos faz acordar desanimados, ansiosos e cansados. Assim, nos sentimos improdutivos e isso gera estresse e frustração.

Procure sempre evitar o uso do celular por pelo menos uma hora ou 30min antes de ir dormir. Tomar chá antes de deitar também é uma boa opção, desde que não seja estimulante. Uma boa noite de sono renova as nossas energias, descansamos a nossa mente e isso contribui para o nosso bem-estar durante o dia.

4 – Uso excessivo do celular

O uso de forma excessiva do celular nas redes sociais nos gera ansiedade. Faça um teste, tire uma parte do seu dia ou um final de semana para ficar desconectado das redes sociais e veja o resultado. Se isso não for possível, tente definir algumas horas do seu dia em que você não irá usar o celular, principalmente perto da hora de dormir.

5- Comparações

Nos comparar com os outros também é um hábito que nos gera ansiedade. A comparação mexe com muitos sentimentos relacionados a nós mesmos como frustração, fracasso, desanimação… e isso gera ansiedade de querer aquilo que não temos, ou de não estar onde gostaríamos de estar.

Somos seres únicos, logo se comparar é em vão porque cada um tem o seu caminho e a sua história. Seja grato por onde está, pelo que está fazendo, queira ser somente você. Se aceitar e ter orgulho de você mesmo faz toda diferença.

Gostou das dicas? Então tente começar a mudar estes hábitos hoje mesmo e compartilhe esse conteúdo com alguém especial!