5 passos essenciais para montar um planejamento

Ao pensar no futuro, sempre nos imaginamos alcançando grandes objetivos e realizando sonhos. Assim, é comum idealizarmos comprar um carro novo, sair do aluguel, ganhar uma promoção no trabalho ou fazer uma viagem internacional. Porém, se essas metas ficarem apenas no imaginário, nunca serão postas em ação. Por isso, tão importante quanto ter propósitos é elaborar um planejamento de vida.

Ao mapear os passos para chegar ao seu destino, você consegue, mesmo com os imprevistos, ter controle sobre qual a melhor maneira de alcançar suas finalidades. Além disso, fica muito mais fácil as tomadas de decisão, de forma que o que não condizer com sua estratégia pode ser descartado. Ainda, essa organização promoverá mudanças de comportamento, aumentando sua motivação e produtividade para ter o que quer e possibilitará uma jornada de autoconhecimento.

Nessa perspectiva, confira 5 dicas/passos (depende do título) de como montar um planejamento de vida de sucesso.

1. Seja específico
Ao colocar as ideias no papel, tente ser o mais objetivo possível. Assim, não defina seus planos de forma genérica, sem especificidade. Por exemplo, se sua ideia é realizar uma viagem, tenha em mente o lugar de destino e leve em conta variáveis importantes, como quando será realizada, o custo estimado e quanto é preciso economizar para ter essa quantia. Por exemplo, coloque como título da meta algo como “Viagem para a Disney com a família em janeiro de 2022” e elenque todos os pontos importantes a serem levados em conta.

Ter essa precisão vai te ajudar a montar seus passos de acordo com metas claras para alcançar o planejado em períodos definidos.

2. Defina o tempo
Assim como ser específico é necessário, o tempo é fator básico para ter atenção. Isso porque um plano de vida pode abordar objetivos com diferentes prazos para se concretizarem. Nesse contexto, separe suas metas em categorias de curto, médio e longo prazo. Afinal, as etapas não serão as mesmas para quem quer comprar um notebook novo e para quem pretende se mudar.

Ainda, é interessante usar essas divisões dentro do mesmo propósito. Por exemplo:
Meta: Ser promovido à gerente do setor em 2 anos – Curto prazo: Aprender novas habilidades necessárias com meus chefes e deixar clara minha vontade em ser promovido. – Médio prazo: Fechar contrato com os cliente “x” e “y”. – Longo prazo: Ser bem visto e ter uma boa reputação na empresa.

Dessa maneira, é possível estruturar com clareza e ser sucinto na hora de dar os passos necessários.

3. Utilize a tecnologia a seu favor
Estamos sempre conectados com algum dispositivo, não é? Afinal, celulares, computadores e tablets se tornaram uma extensão do nosso corpo e pensamentos. Nessa perspectiva, por que não usá-los a seu favor?
Assim, existem aplicativos e sites para todo assunto que alguém desejar saber mais. E para quem quer ter uma organização bem definida não é diferente. Você pode ver e editar suas metas em qualquer lugar fazendo o uso de apps específicos, como:

* Trello: É um gerenciador de tarefas, em que é possível criar quadros e cartões para cada assunto.


* Organizze: Com a função de ajudar na organização financeira, permite criar metas para usar o dinheiro e pagar contas e gera gráficos sobre sua as informações colocadas na plataforma.


* Pocket: Ler é uma das melhores formas de aprender. E esse app permite salvar artigos e matérias para ler onde e quando quiser, com a possibilidade de baixar os conteúdos e acessar sem acesso à internet.


* Forest: Se seu problema é a procrastinação, essa é a escolha para você. No app, seu propósito é plantar árvores e ir formando uma floresta. No entanto, para uma muda crescer, você não pode sair do aplicativo enquanto o tempo determinado roda. Caso contrário, a árvore morre. Logo, você utilizará uma espécie de jogo para ter tempos de foco nas suas tarefas.

Ainda, é possível contar com pessoas peritas em fazer planejamentos. No youtube, pode-se encontrar canais que te ensinam como organizar suas metas de acordo com a sua rotina. As opções são vastas, mas uma dica é o canal Vida Organizada, que foca somente nesse assunto.
Enfim, a lista de ferramentas online é gigante. Caso você não se acerte com alguma técnica de primeira, com certeza existirá uma outra opção que converse com você e seu objetivo, basta procurar.

4. Saiba dizer não
Essa é uma tarefa difícil. Afinal, nunca queremos negar aquele passeio com os amigos ou aquele restaurante especial. No entanto, saber dizer não é uma etapa essencial para ter um planejamento de sucesso. É preciso ter foco na sua finalidade maior sempre e excluir tudo o que possa te prejudicar.

Mas calma, não precisa também virar anti-social e só comer macarrão instantâneo para economizar. O importante é ter uma vida equilibrada, sem gastos de dinheiro e tempo com coisas que você não vê futuro. Assim, ter uma organização diária, semanal e mensal com períodos livres para o prazer é necessário. O crucial é não exagerar nem para um lado, nem para o outro.

Dessa maneira, dizer “não” significa dar prioridade para aquilo que vai te ajudar a dar o próximo passo em busca da sua conquista. E uma coisa importante para levar em conta, quem realmente for seu amigo irá entender o porquê das suas decisões, mesmo que isso implique em algumas renúncias.

5. Esteja preparado contra imprevistos
Imprevistos são previstos. Isso quer dizer que, não importa seu propósito final, coisas que você não espera acontecerão no meio do caminho. Até porque se fosse uma jornada sem desvios, de muito pouco seria o aprendizado. Nessa perspectiva, a melhor atitude é se precaver. Assim, contar com um plano funerário é uma ótima opção. E a Ser Previdente conta com ótimos planos para o seu planejamento, sem carência em casos de uma pessoa ser vítima da Covid-19. Dessa maneira, você protege você e sua família das imprevisibilidades da vida.

Depois de ler essas dicas, com certeza ficou muito mais fácil elaborar seu projeto de forma organizada e simples. Com calma e alterando os objetivos de acordo com a jornada, o sucesso das suas metas é questão de tempo. Então, que tal colocar todos esses pontos em ação hoje mesmo? . . Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o blog da Ser Previdente para mais materiais como esse.