7 dicas para ser uma pessoa mais zen

Antes de mais nada, você sabe o que é ser uma pessoa zen? A palavra Zen virou sinônimo de uma vida equilibrada, espiritualizada, leve e cheia de auto realizações. É um estado de tranquilidade mesmo diante das adversidades da vida, que desperta uma maneira mais consciente de se viver. A origem da palavra zen vem de tradições muito antigas, do sânscrito dhyana, que significa um estado de extrema contemplação.

Mas para você entender melhor e praticar, elegemos 7 passos que podem equilibrar sua vida e fazer com que realmente você seja uma pessoa mais Zen

Comece equilibrando o sono e a fome

Se nossa alimentação e sono forem mais equilibrados, eles podem ajudar a não termos nenhum tipo de distúrbio físico que nos cause nervosismo, ansiedade ou cansaço.

Equilibre suas atividades

Atividades físicas ou pessoais/profissionais também tem que ser equilibradas. Faça um roteiro de atividades e descansos, afinal, eles são necessários. Mas não deixe que nem um e nem outro fique saturado.

Se expresse de maneira mais positiva

Reclamações durante o dia se tornam comuns, adoramos reclamar de problemas. Adote o hábito de mudar pontos de vista negativos para positivos.

Leia bons livros

Ler livros de conhecimento geral ajudam bastante a expandir a nossa compreensão sobre a vida e saber lidar melhor com os problemas que temos. Coloque o hábito da leitura na sua rotina.

Pratique meditação

A meditação é uma reconexão do ser. Um simples estado de clareza e melhor percepção das coisas ao seu redor. Não é necessário praticar todos os dias e pode ser por pouco período de tempo.

Descubra novos prazeres no cotidiano

Acordar e levantar da cama é algo que você faz todo dia, mas pode se tornar uma vitória quando o pensamento é de gratidão por mais um dia de vida. O dia vai ganhar muito mais cor.

Defina metas, mas entenda que podem existir mudanças pelo caminho

Metas são importantes para planejar a vida a curto e a longo prazo, além de ser uma forma de se organizar no dia a dia, para evitar acúmulo de tarefas, o que pode gerar momentos de estresse e irritabilidade. No entanto, lembre que mudanças podem existir pelo caminho, e tudo bem se for assim. Apenas respire fundo e faça o melhor que puder ser feito, sem dar ouvidos às preocupações ou à autossabotagem.