Autocompaixão: 7 passos para se tratar com mais gentileza

Você já se sentiu comovido com o sofrimento de uma pessoa que sequer conhece? Você já se sentiu disposto a ajudar algum familiar que está passando por um momento de dificuldade? Você já falou para um amigo que estava se sentindo para baixo que tudo iria ficar bem? Se você respondeu sim à maioria das perguntas, você é uma pessoa que demonstra compaixão.

Mas você pratica a autocompaixão? Ela é a maneira de enxergar a si próprio com gentileza, da mesma forma que você trata um amigo que está passando por um momento difícil. Porém, quando algo acontece com você, a tendência é julgar, criticar a si mesmo e se culpar. O que queremos propor é que você utilize a autocompaixão e permita-se ser mais compreensivo e gentil diante de suas falhas.

Confira abaixo 7 passos para praticar a autocompaixão:

1- Seja gentil com você: Se você pode ser gentil com um amigo, ou até mesmo com um estranho, por que não seria gentil consigo mesmo? Procure tratar a si como costuma tratar alguém especial para você.

2- Seja seu aliado: Todos enfrentamos muitos desafios ao longo da vida. Nestes momentos, você não pode ser seu inimigo, se cobrando, se culpando, se tratando mal. Pelo contrário: seja seu maior aliado.

3- Aceite o que você sente: Sejam boas ou ruins, as emoções fazem parte de quem nós somos. Procure trabalhar ao lado delas, não contra elas.

4- Estabeleça limites: Todos temos limites e precisamos dele para sabermos quem somos e onde queremos chegar. Aprenda a dizer não ao que lhe faz mal.

5- Cuidado com os pensamentos negativos: sabe aqueles pensamentos negativos que você desenvolve sobre si mesmo ao longo da vida? Retire eles da sua mente.

6- Desenvolva seu amor próprio: Aprenda a se aceitar e a gostar de quem você realmente é. Coloque-se em primeiro lugar de vez em quando, isso é não ser egoísta, é amar a si mesmo. Se você sente que precisa mudar em algumas áreas da sua vida, tudo bem, mas ame-se no processo de transformação.

7- Pratique a gratidão: Sabe aqueles momentos em que paramos para refletir sobre a vida? Então, procure pensar no lado bom de sua vida, pense com carinho em tudo que você já fez por você, se olhe com amor e gratidão. Parabenize-se pelas suas conquistas e desafios vencidos.

E você, se cuida com o mesmo carinho e respeito que você trata as outras pessoas?