A importância de prever o imprevisível

Talvez você tenha ficado se questionando ao ler esse título. Afinal, como é possível prever o imprevisível? Se até mesmo a previsão do tempo (clima) é errada às vezes, não é mesmo? Mas todos nós sabemos de algo que é certo e que vai acontecer com todos nós. Há quem diga até que é “a única certeza da vida”. É ela mesma, aquela que ainda é considerada um tabu: a morte.

Mas como assim vou prever a morte? Como vou prever quando vou perder alguém? Calma. O ponto em que queremos chegar é que todos nós sabemos que o dia da despedida (infelizmente) irá chegar, certo? E mesmo assim esse momento sempre nos pega de surpresa, nos machuca, sofremos, o que é completamente normal. E consideramos o fato uma tragédia. Mas você já parou pra pensar que a verdadeira tragédia é não aproveitar os momentos ao lado de quem a gente ama?

A saudade dói, mas também é ela que conforta. E saber que sempre falamos para aquela pessoa o quanto ela era especial, sempre que possível estávamos ao lado dela, proporciona as lembranças que tornam essa saudade um refúgio e não um sentimento traçado pelo arrependimento.

Alimentar a espiritualidade ao longo da vida é uma ótima forma de lidar com o imprevisível. Ao cultivá-la, direcionamos nosso olhar para uma nova perspectiva, mais otimista e equilibrada, além de nos afastar de energias negativas que podem afetar nossos pensamentos e também nossas ações. Orar, meditar (ou o que você preferir), é capaz de trazer equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.

A espiritualidade nos deixa mais fortalecidos e preparados para enfrentar os imprevistos da vida. Não tenha medo da morte. O medo da morte não nos impede de morrer, mas sim de viver. Busque algo que lhe faça bem para lhe fortalecer e assim, poder viver um dia de cada vez, cuidando de você e de quem você ama, e aproveitando os bons momentos ao lado de quem lhe faz feliz.

Lagarteando com saúde: 10 benefícios da bergamota

A tangerina, mexerica ou melhor e mais popularmente conhecida pelo gaúchos como bergamota é uma ótima companhia para dar aquela famosa lagarteada no solzinho, não é mesmo? Ainda mais incluindo um bom chimarrão para dar aquela aquecida durante os dias frios, concorda?

Mas você sabia que além de deliciosa, a bergamota tem diferentes benefícios para a nossa saúde? Isso graças às vitaminas e minerais que ficam debaixo da casca alaranjada que, diga-se de passagem, já tem uma grande vantagem: é fácil de descascar, né? Assim, da pra saborear em qualquer lugar.

Confira 10 benefícios da bergamota:
1- Rica em vitamina C, a fruta reforça as defesas do organismo, prevenindo gripes, resfriados e até anemia. Outra vantagem dessa vitamina é que ela tem grande poder antioxidante, ou seja, combate o envelhecimento precoce das células.

2- A bergamota contém vitaminas do complexo B, que auxiliam na liberação de energia e mantêm o sistema nervoso saudável.

3- Também é rica em vitamina A, indispensável para a saúde dos olhos e da pele, pois aumenta a resistência às infecções.

4-Previne doenças cardíacas, incluindo a ateroscleroses e o AVC.

5- Ajuda na diminuição do colesterol mau, o LDL, pois que é constituída por fibras.

6- Auxilia na prevenção e controle da diabetes, pois possui baixo índice glicêmico e ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue devido às fibras.

7- Previne e ajuda no controle da hipertensão arterial, pois é rica em potássio, mineral responsável por regular a pressão arterial.

8- Melhora da digestão e o funcionamento do intestino.

9- Favorece a perda de peso, pois possui poucas calorias e aumenta a sensação de saciedade.

10- Atua como calmante natural e é excelente para quem sofre de insônia.

5 dicas essenciais para se manter produtivo na quarentena

Se ser produtivo no trabalho e nos estudos já tinha seus desafios, imagine agora que grande parte das pessoas estão em casa. Assim, a quarentena veio virando a nossa vida de cabeça para baixo em relação aos serviços e projetos planejados e em andamento. Por isso, muitas vezes nos perguntamos como será possível ter a mesma produtividade que tínhamos antes do isolamento social.

Continuar lendo 5 dicas essenciais para se manter produtivo na quarentena

5 passos essenciais para montar um planejamento

Ao pensar no futuro, sempre nos imaginamos alcançando grandes objetivos e realizando sonhos. Assim, é comum idealizarmos comprar um carro novo, sair do aluguel, ganhar uma promoção no trabalho ou fazer uma viagem internacional. Porém, se essas metas ficarem apenas no imaginário, nunca serão postas em ação. Por isso, tão importante quanto ter propósitos é elaborar um planejamento de vida.

Continuar lendo 5 passos essenciais para montar um planejamento

Como manter a saúde mental em tempos de quarentena

O Brasil é o primeiro colocado no ranking de países com maior número de pessoas ansiosas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são mais de 18 milhões de indivíduos que sofrem com esse transtorno. Nessa perspectiva, a quarentena pode ser potencializadora desses sentimentos, de forma que ficar em casa sem data limite para sair pode ser um problema para muita gente.

Continuar lendo Como manter a saúde mental em tempos de quarentena