O que aprendemos sobre prevenção com o coronavírus

Se te dissessem na virada do ano que teríamos que ficar sem sair de casa por tempo indeterminado para combater uma pandemia global, qual seria a sua reação? De dúvidas e estranhamento, certamente. No entanto, a vida é assim mesmo. E se tem algo certo que irá acontecer, este algo é a mudança. E ela sempre tem muitos lados, percepções e aprendizados.

O cenário pode estar apresentando muitas questões negativas, claro. Mas há outros aspectos a serem vistos. Agora, você vai ver aqui pontos importantes que este momento está nos apresentando. E entender como tudo isso pode nos ajudar para o futuro.

Momentos especiais
Infelizmente, não sabemos quando vamos ver uma pessoa pela última vez ou só daqui a muito tempo. Nessa perspectiva, aproveitar os momentos ao máximo com quem amamos é a decisão mais sábia a fazer. Assim, este período de isolamento social veio para mostrar que a rotina corrida do dia a dia não deve ser colocada como único foco na vida. Dessa forma, os momentos especiais, mesmo que curtos, merecem atenção e ser protagonistas de partes da nossa trajetória. Logo, aquela brincadeira com o sobrinho, o café com a avó e o filme em família são instantes para dar valor e guardar com carinho na memória.

Não deixar as coisas para amanhã
“Ah, amanhã eu faço”, “Depois eu termino”, “Ainda tem tempo”. Quem nunca se ouviu falando uma dessas frases, que jogue a primeira pedra. Estamos programados a prorrogar as coisas que queremos fazer e construir para o futuro. Mas olha só, talvez o futuro não venha da forma como planejamos, afinal, ninguém tem um controle remoto para administrar os acontecimentos. Assim, este período nos leva a pensar que colocar os planos em ação hoje, é essencial para que realmente consigamos atingir nossos objetivos. Além disso, agir com a mente focada no presente, de forma que ajude nosso futuro, pode ser libertador e nos deixar confortáveis em ocasiões que saiam do nosso domínio, a exemplo de uma quarentena.

A única coisa previsível é a imprevisibilidade
“Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas”. Essa frase do escritor Luis Fernando Veríssimo resume a única certeza da vida: as mudanças. E isso não precisa ser visto de uma forma negativa. Lembre de como você era cinco anos atrás e como é hoje. Com certeza, você passou por diversas transformações nesse tempo, que o fizeram mudar o olhar sobre inúmeros assuntos. Pensando assim, este momento se encaixa perfeitamente nessas imprevisibilidades que provocam enormes alterações na sociedade e nos indivíduos. Dessa forma, aceitar que as coisas são suscetíveis a mutações é uma ótima maneira de evitar os sofrimentos e incômodos desnecessários. Assim, conseguimos ter uma visão mais clara sobre a realidade e tomar melhores decisões.

Mudança de hábitos
Às vezes, a única maneira de mudarmos os hábitos, é passando por algo inesperado. Nessa perspectiva, é em momentos como esses que as pessoas começam a se preocupar com a saúde, se aproximar da espiritualidade, a começar um novo hobby, a tirar do papel as ideias. Vendo por esse lado, a crise é um ótimo motivador para mudar o que faltava coragem ou força de vontade. O período visto como complexo para alguns, pode ser visto como cheio de oportunidades de crescimento se analisado de um outro ponto de vista.

Dessa maneira, a melhor forma de não ser pego de surpresa é com a precaução, tanto em relação aos acontecimentos quanto ao vírus. Estar ao máximo prevenido de situações que fazem parte do contexto da vida é um aprendizado gigante neste momento. A gente não pode prever o amanhã, mas pode estar melhor planejado para superar os desafios que estão por vir.

Sobre planejar o presente para ter um futuro mais tranquilo, o Ser Previdente entende. Contamos com diversos planos para você e para a sua família aproveitar o lado bom da vida com muito mais tranquilidade. Quer saber mais? Navegue por nossos planos e deixe esta importante situação resolvida.