O verão chegou: veja os cuidados com a saúde nessa época de temperaturas altas

A estação tão esperada do ano para quem adora tomar banho de piscina, curtir uma praia e aproveitar o sol já chegou. E para poder desfrutar do verão com tranquilidade é preciso ter alguns cuidados com a saúde, para prezar pelo bem-estar:

Cuidado com o sol

Mesmo sendo a principal fonte de vitamina D, a exposição ao sol de forma excessiva e inadequada pode ser prejudicial à saúde, pois os raios ultravioleta aumentam os riscos de câncer de pele, envelhecimento precoce, causam queimaduras e lesões nos olhos.

Por isso, é importante aplicar filtro solar sobre toda a pele caso a exposição ao sol ultrapasse 20 minutos, principalmente no período das 10h às 16h. Além disso, o uso de chapéu e óculos escuros são bem-vindos.

Hidratação é fundamental

Beber água ajuda não só a regular a temperatura corporal e a repor líquidos perdidos por meio do suor, mas também auxilia no funcionamento dos rins, na lubrificação das articulações e dos músculos e na atividade dos sistemas respiratório, digestório e nervoso.

Uma boa dica é carregar uma ou mais garrafas de água para se hidratar ao longo do dia e conseguir ingerir a recomendação de 2 litros por dia.

Prefira alimentos leves

No verão, é comum sentirmos mais vontade de comer alimentos leves e frescos, como frutas, legumes e verduras. Isso acontece porque o nosso corpo necessita de menos calorias para manter a temperatura do corpo constante nos dias quentes.

Além disso, uma dieta leve e equilibrada facilita a digestão e a reposição de sais minerais. Por isso, é essencial que a alimentação seja composta por diferentes grupos alimentares, incluindo proteínas e carboidratos, mas em menor quantidade.

Procure ficar em locais arejados

A permanência em espaços abafados por muito tempo pode causar pressão baixa, caracterizada por sintomas como sonolência, tontura, desmaio, fraqueza, visão embaçada e náusea. Por isso, para prezar pelo bem-estar é importante ficar em locais frescos e arejados. Outras dicas são: evitar banhos quentes e utilizar roupas leves e claras.