Título: Bem-vinda, primavera: 3 rituais para acolher a estação

As mudanças de uma troca de estação são perceptíveis tanto na natureza quanto nos seres humanos, principalmente em regiões em que elas são bem definidas. Com o fim do inverno e deste período mais introspectivo, a chegada da primavera anuncia o início de tempos mais amenos e cheios de vida.

Há milhares de anos, o equinócio da primavera (primeiro dia da estação) é celebrado por diversos povos e culturas por ser uma época fértil para a agricultura plantar sementes, assim como também um período de renovação das energias internas.

Veja a seguir, a simbologia que essa estação carrega e 3 rituais para estar aberto às transformações que a primavera desperta.

A simbologia da primavera

Desde o Rito de Ostara, da cultura celta, ao Festival Holi, da religião hindu, a primavera tem sido celebrada como um momento de esperança, amor e renovação.

Simbolizada pelas flores e cores vívidas, principalmente, essa estação está ligada ao desabrochar da vida, seja nas árvores ou em relação aos movimentos internos que realizamos para seguir em frente com saúde e bem-estar. Equilíbrio, harmonia, beleza e alegria também são palavras que estão profundamente conectadas ao sentido da primavera.

Para que você possa sentir e absorver os novos ares que a estação traz, separamos alguns rituais para fazer em casa ou onde estiver. Lembrar de realizar cada etapa intencionando o que você deseja para os próximos meses.

3 rituais para receber a primavera

Os ritos de passagem nos ajudam a marcar o fim e o início de novos ciclos da vida. Eles são essenciais para que possamos aceitar e criar uma ponte entre uma etapa e outra.

Veja abaixo 3 rituais para criar esse momento em que você estará se conectando com as energias da estação:

Flores no ambiente

Decore sua casa ou sua mesa de trabalho com novos arranjos de flores. Acredita-se que as flores recém desabrochadas levam consigo energias renovadas para o ambiente em que estiverem.

Bolo de mel

Uma das comidas mais simbólicas para marcar o início da primavera é o bolo de mel, pois remete às abelhas e à polinização das flores, tão necessária para a renovação da vida na Terra. Faça em conjunto com sua família, temos certeza que todos irão amar!

Pés no chão

Pisar na grama com os pés descalços é um importante exercício de presença para todos nós. Dessa forma, o corpo está em conexão direta com a natureza: trocando, renovando e equilibrando as energias com as vibrações pulsantes do solo que germina a vida nesta primavera.